Investir em programas de bem-estar e cultura de feedback, por exemplo, estão entre os pontos que os jovens valorizam nas empresas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Vittude, mais de 27% dos jovens da geração Z afirmam ter ansiedade, 36,48% relatam estresse e 27,49% sofrem de depressão. Estes números são significativamente mais altos em comparação com as gerações anteriores. Pensando nesse cenário, é possível refletir sobre como as empresas podem e devem lidar com esses jovens profissionais para não agravar ainda mais esses problemas.
“A geração Z, nascida entre 1997 e 2012, é a primeira a crescer totalmente imersa na Era da Informação e Conectividade. Isso moldou suas expectativas e comportamentos de maneira inédita. Eles priorizam o bem-estar, o alinhamento de cultura e propósito, valorizam os relacionamentos dentro das empresas e buscam identificação nas comunicações e campanhas em geral”, afirma Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação da Progic, empresa especializada em TV Corporativa no Brasil.
A comunicação é um dos fatores mais importantes para lidar com essa geração no ambiente corporativo. Segundo o Jornal Americano The Washington Post, esses jovens valorizam feedbacks que sejam oportunos, colaborativos, empáticos e equilibrados. Isso significa que as empresas precisam repensar suas estratégias de comunicação interna para atender as expectativas.
Com isso em mente, a executiva listou algumas das preferências da geração Z no mercado de trabalho. Confira!
- Cultura de Feedbacks
Uma outra pesquisa, realizada pela Gallup, destaca que os funcionários da geração Z relatam o maior declínio na sensação de se sentirem valorizados no trabalho, de terem oportunidades de aprendizado e crescimento, de participarem de discussões sobre progresso com seus supervisores e de sentirem que suas opiniões são importantes.
Para reverter esse quadro, é essencial que os líderes adotem uma abordagem de feedback constante e construtiva. Além de apontar erros, é importante oferecer sugestões de melhoria e reconhecer os esforços e conquistas dos colaboradores.
- Transparência e alinhamento de propósitos
A geração Z valoriza a transparência e o alinhamento de propósitos, buscando trabalhar em empresas que compartilhem seus valores e sejam claras em suas ações e decisões. Isso significa que essas organizações devem comunicar de maneira transparente suas metas, valores e expectativas, além de envolver os colaboradores no processo de tomada de decisão sempre que possível.
- Uso de Redes Sociais Corporativas
Estar atento às formas de comunicação é primordial, pois essa geração é altamente conectada e acostumada a utilizar diversas ferramentas digitais. Plataformas de comunicação interna, como Slack e Microsoft Teams, facilitam a comunicação rápida e eficiente. Além disso, o uso de redes sociais internas pode ajudar a criar um senso de comunidade e pertencimento, atendendo diretamente às expectativas dos profissionais desta geração.
- Ter um ambiente de Trabalho Inclusivo
Muitos jovens, ao não se sentirem valorizados no mercado de trabalho, podem desenvolver problemas como ansiedade, estresse e depressão. Para minimizar esses impactos, as empresas precisam criar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo. Isso envolve desde a implementação de programas de bem-estar até a promoção de uma cultura de apoio e inclusão.
Investir em programas de bem-estar que incluam atividades físicas, apoio psicológico e workshops sobre saúde mental podem fazer uma grande diferença. Empresas como Google e Microsoft já implementaram programas desse tipo com sucesso, proporcionando aos colaboradores recursos para cuidar de sua saúde mental e física.
Promover uma cultura de apoio e inclusão é fundamental. Isso significa criar um ambiente onde todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica. A diversidade e a inclusão não são apenas questões de justiça social, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
“Entendo que a geração Z traz consigo desafios únicos para o ambiente de trabalho, mas também oferece oportunidades incríveis para as empresas que souberem se adaptar às suas necessidades e expectativas. Ao focar em uma comunicação eficaz, transparente e empática, e, ao criar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, as empresas não só minimizarão a ansiedade, o estresse e a depressão deste público em especial, mas também construirão um time engajado e comprometido com os objetivos da organização”, conclui a executiva.