O movimento estratégico reforça o pilar de expertise da scale-up brasileira, impulsionando a adesão de novos mercados e entrega de ainda mais inovação e tecnologia aos clientes.

A Comp, scale-up brasileira que oferece um ecossistema de soluções inovadoras em Total Rewards, anunciou a absorção dos sócios da How2Pay, consultoria boutique especializada em estratégias de remuneração personalizadas. Com este movimento, a Comp visa ampliar seu portfólio de clientes para além dos setores de tecnologia e financeiro — segmentos em que consolidou sua atuação nos últimos três anos, atendendo a gigantes como Nubank, iFood, QuintoAndar entre outras. O movimento reforça o posicionamento da empresa, fundada em 2022, como a líder em Total Rewards no Brasil e com atuação inédita no mercado, sendo a única que combina expertise humana com tecnologia.
Como parte do acordo, a Comp receberá em seu quadro os sócios-fundadores da How2Pay, Fernanda Abilel e Fábio Camargo.
“Nosso propósito sempre foi unir tecnologia e expertise para transformar a gestão de remuneração com 10x mais inteligência e eficiência”, explica Christophe Gerlach, cofundador e CEO da Comp. “Ao integrar a How2Pay, somamos à nossa proposta de valor a experiência de mais de duas décadas dos sócios da consultoria boutique. Essa união abre caminho para levar nossas soluções a diferentes indústrias, sempre com foco no cliente e personalização”, concluiu o executivo.
Com o Brasil vivendo um novo momento no mercado de trabalho — desemprego em 5,8%, mínima histórica segundo o IBGE (PNAD Contínua, 2º tri/2025) — e inflação anual próxima de 5%, conforme o IPCA de setembro de 2025 — cresce a pressão sobre salários e a velocidade das trocas de emprego.
O turnover tem se mostrado especialmente elevado em setores como tecnologia, finanças e varejo. Um levantamento da LCA Consultores, com base em dados do CAGED (2024) e realizado em abril deste ano, revelou que 36% dos trabalhadores com carteira assinada trocaram de emprego nos últimos 12 meses, ante 25% há cinco anos. Esse salto expressivo representa um desafio para as empresas, que não podem mais depender de políticas de remuneração genéricas. Cada setor exige faixas salariais, incentivos e estratégias específicas para garantir a retenção de talentos em um mercado cada vez mais competitivo.
“Entendemos que os modelos prontos não funcionam para todos. Por isso, buscamos combinar a nossa senioridade e experiência em remuneração com a tecnologia e os dados em tempo real da Comp, criando soluções flexíveis que se ajustam às necessidades de cada negócio. Essa união traz o melhor de dois mundos para os clientes. Vamos levar práticas de remuneração inovadoras a empresas que ainda não utilizam tecnologia para embasar suas decisões”, afirma Fábio Camargo, que assume a cadeira de Executivo de Remuneração na Comp. compondo o time de especialistas que já conta com Filipe Ducas (OLX e XP), Tiago Maciel, (Vale e Hotmart), e Dino Pieczynski (AON), entre outros. Camargo também é professor da FGV e possui mais de 13 anos de experiência no setor.
O mercado de Total Rewards cresce exponencialmente à medida que a manutenção de talentos é um ativo cada vez mais valorizado. A empresa Smart Fit compreendeu esta demanda e realizou um trabalho que envolveu a revisão da estratégia de remuneração executiva, com definição de novos parâmetros de remuneração fixa e variável, adaptados ao momento do negócio. O processo contemplou o entendimento da estratégia e da estrutura organizacional, propondo programas de incentivos capazes de alinhar as práticas internas, governança corporativa e as tendências de mercado. “Foi um projeto importante para garantir que a estratégia de remuneração refletisse o momento e as prioridades do negócio. O trabalho trouxe mais clareza, alinhamento e competitividade às práticas internas, sustentando o crescimento com reconhecimento e consistência, explica Marcela Martins, CHRO da Smart Fit.
Outro destaque é o projeto desenvolvido para a GOL Linhas Aéreas, no redesenho do plano de incentivos de longo prazo da área de Revenue Management. “O time How2Pay nos apoiou de forma estratégica e com visão aderente de mercado, tanto na revisão do nosso programa de ILP quanto na definição da estratégia para um time crítico do negócio. A proximidade com os consultores foi um diferencial importante”, destaca Guilherme Ramos, Head de Rewards & Talent Acquisition da GOL.
O movimento tem o objetivo de contribuir com desenvolvimento de produtos e o refinamento constante da metodologia de remuneração da Comp, para isso, a Professora de Remuneração no MBA de RH da FGV e na World at Work Fernanda Abilel atuará como Advisor da empresa, Comp se juntando a outros nomes como Lilian Kazama (iFood), KJ Williams (Nubank), Marco Santana (ex-Mercer, WTW), Antonio Salvador (ex-Mercer) e outros.
“Construímos a How2Pay com o compromisso de entregar projetos de remuneração fora da caixa, com foco em senioridade e proximidade com os clientes. Ao longo de mais de 20 anos de experiência dos sócios, conduzimos projetos em setores tão distintos quanto aviação, varejo e saúde. Vamos colaborar para que cada cliente continue recebendo soluções únicas e transformadoras”, completa a executiva, Fernanda Abilel.
O ecossistema de soluções da Comp combina um banco de dados de remuneração em tempo real — já são mais de 1.000 empresas mapeadas, incluindo gigantes da tecnologia e serviços financeiros —, uma plataforma inteligente que otimiza processos de remuneração e especialistas que atuam como extensão das equipes de RH dos clientes.
Saiba mais sobre Comp clicando aqui: https://comp.vc/
Sobre a Comp
A Comp é a parceira completa de remuneração de seus clientes. São especialistas que combinam expertise em remuneração e tecnologia inovadora. Com seu ecossistema de soluções, estão ajudando centenas de grandes e médias empresas em todos os seus desafios singulares de remuneração, do estratégico ao operacional. Fundada em 2022 por Christophe Gerlach (ex-General Atlantic) e Pedro Bobrow (ex-Lyft), a empresa é pré-Série A e já captou mais de R$14 milhões pela Kaszek, com participação dos fundos Canary, Norte e 1616, além de 40 investidores-anjo que também são executivos de empresas americanas e startups brasileiras como Nubank, Creditas e General Atlantic.
Sobre a How2Pay
Criada em 2019, a How2Pay realizou cerca de 250 projetos para 190 clientes, atendendo empresas de destaque como Gol, Marisa, iFood, Itaú, Mercado Livre e Hospital Sírio-Libanês. O modelo boutique da consultoria permitiu o desenvolvimento de soluções sob medida em remuneração fixa e variável, incentivos de curto e longo prazo, avaliação de cargos e desenho organizacional para empresas em praticamente todos os setores.
