Encontro, organizado por Safernet Brasil, NIC.br e CGI.br, acontece em 11 e 12 deste mês, na cidade de São Paulo, e reunirá especialistas de diferentes setores.
O evento principal do Dia da Internet Segura no país chega à sua 17ª edição, trazendo para a pauta de discussões temas como segurança e cidadania digital, violência sexual online contra crianças e adolescentes e radicalização e extremismo na rede. Organizado por Safernet Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o encontro terá, pela segunda vez consecutiva, dois dias, sendo realizado nestas terça (11) e quarta-feira (12), em São Paulo (SP).
A programação, que contará com painéis, mesas de debate, palestra, conferência magna, lançamentos e apresentação de dados inéditos, será transmitida ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube e pela página da Safernet no Facebook. Interessados em acompanhar o evento tanto na modalidade presencial quanto na remota podem se inscrever de forma gratuita neste endereço. A participação garante certificado.
Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, o Dia da Internet Segura é celebrado em mais de 180 nações, mobilizando diferentes setores da sociedade na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável.
“A adesão que a edição brasileira do evento tem conseguido ao longo dos anos é multissetorial. Sinaliza a relevância dos organizadores como espaços neutros, técnicos e construtivos de discussão. E essa união de esforços e de perspectivas distintas é fundamental na busca por caminhos para o enfrentamento de desafios no ambiente online”, afirma Demi Getschko, Diretor-presidente do NIC.br.
“O multisetorialismo está no DNA do Safer Internet Day e é a base do modelo de governança da Internet no Brasil. Em um mundo polarizado e hiper conectado, diálogo, cooperação e construção de consensos nunca foram tão necessários para superar os crescentes desafios para a segurança digital e a proteção dos direitos humanos nos ambientes digitais. O evento será um marco para esse objetivo”, afirma Thiago Tavares, Presidente da SaferNet Brasil.
A mesa de abertura do evento será formada por Getschko; Thiago Tavares; Fernanda Teixeira, Procuradora Regional da República; Flávia Annenberg, Gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Google Brasil; Mônica Steffen Guise, Meta Public Policy; e Priscilla Silva Laterça, Head de Safety do TikTok no Brasil.
Destaques
A conferência magna “Inteligência Artificial e Cidadania Digital: Desafios e Oportunidades”, que será ministrada pelo professor Virgilio Almeida (UFMG/Harvard University), é um dos destaques do primeiro dia do evento. Ela terá comentários de Demi Getschko.
Também na terça-feira (11), o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br/NIC.br) apresentará indicadores inéditos sobre o uso de Internet e dispositivos digitais por crianças de até 8 anos. O levantamento foi produzido a partir das bases de dados das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios, referentes ao período de 2015 a 2024.
Outro destaque será a divulgação das estatísticas de 2024 da Central Nacional de Crimes Cibernéticos e do canal de ajuda Helpline, ambos mantidos pela Safernet Brasil, que atua no enfrentamento a violações aos Direitos Humanos no ambiente online.
Haverá ainda lançamentos de recursos de segurança e cidadania digital. Um deles é o novo Jogo de Tabuleiro Internet Segura, desenvolvido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br/NIC.br). De forma lúdica, crianças terão a oportunidade de aprender sobre temas como privacidade, cyberbullying e situações de risco no ambiente online. O material será disponibilizado gratuitamente no portal Internet Segura (https://internetsegura.br/).
Já a Safernet lançará levantamento sobre os currículos de Cidadania Digital no Brasil e anunciará os vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação 2024, uma iniciativa em parceria com o Governo do Reino Unido, que busca reconhecer ações criativas e transformadoras formuladas por estudantes e professores a partir da Disciplina de Cidadania Digital no Brasil. Nesta edição, os finalistas são de cinco estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte.
Está previsto também o lançamento de campanha do YouTube em formato de websérie com foco na educação digital para pais. O projeto é realizado com a influenciadora Monica Romeiro, do Canal Almanaque dos Pais, e conta com a curadoria da SaferNet nos roteiros.
Na quarta-feira (12), um dos destaques será a palestra “Prevenção a Ransomware: Boas Práticas em Cloud Computing”, do keynote Lucas Boscaini, engenheiro na Google.
Painéis e mesas de debate
Com início às 9h45 desta terça-feira (11), o painel “Políticas Públicas para a Segurança Online de Crianças e Adolescentes no Brasil: Indicadores e Experiências à Luz dos Frameworks Internacionais” terá a participação de Fábio Senne, Coordenador-geral de pesquisas do Cetic.br, e Nathalie Fragoso e Silva Ferro, Diretora na Secretaria de Direitos Digitais, do Ministério da Justiça de Segurança Pública. A moderação ficará por conta de Thiago Tavares. Na ocasião, serão apresentadas as “Estatísticas TIC para crianças até 8 anos de idade”, do Cetic.br.
O segundo painel, “Cidadania Digital, Educação Midiática e Direitos Humanos na Educação Básica”, começa às 11h e contará com a presença de Mariana Cartaxo, Diretora do Digital Access Program no Brasil, da Embaixada do Reino Unido; Paula Menezes, da coordenação-geral de Tecnologia e Inovação da SEB/MEC; Mariana Filizola, Coordenadora-geral de Educação Midiática da SPDIGI/SECOM/PR; e Lígia de Morais Oliveira, Coordenadora-geral de Cultura em Direitos Humanos e Mídias Digitais na AEDH / MDHC. Guilherme Alves, da SaferNet Brasil, fará a moderação. Após os debates, serão anunciados os vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação 2024.
Intitulado “Iniciativas do Setor Privado para Fortalecer a Segurança e a Cidadania Digital no Brasil”, o terceiro painel tem início às 14h30. Os debatedores serão Alana Rizzo, Head de Políticas Públicas do YouTube Brasil e Latam; Taís Niffinegger, Gerente de Safety e Wellbeing na Meta; Priscilla Silva Laterça, Head de Safety do TikTok no Brasil; e Vinícius Brasileiro, Gerente de Segurança da Informação, Estratégia & Risco na Globo. A moderação será feita pelo NIC.br.
A conferência magna do professor Virgílio Almeida, marcada para as 16h15, encerrará o primeiro dia de evento.
A programação de quarta-feria (12) se iniciará com a apresentação do keynote Lucas Boscaini, às 9h. A palestra será seguida por duas mesas de debates com foco na prevenção a ransomware. A primeira abordará desafios e perspectivas no Brasil e terá Miriam von Zuben, Analista de Segurança Sênior do CERT.br; Juliana Abrusio, da Universidade Mackenzie / CNCiber; Percival Henriques, Conselheiro do CGI.br / CNCiber entre os debatedores. A mesa será moderada por Lucimara Desiderá, do CERT.br.
A segunda mesa, às 11h20, tratará da importância da cooperação internacional e multisetorial para a prevenção a ransomware. Marcel Furtado Garcia (DCiber/MRE); Tiago Misael, Procurador da República / MPF; Cristine Hoepers, Gerente Geral do CERT.br e Carlos Baena, Cybersecurity Program Officer na Organização dos Estados Americanos (OEA), serão os debatedores da vez. A moderação ficará a cargo de Thiago Tavares.
No período da tarde, haverá dois painéis: “Juventudes e os Desafios da Era Digital: Como Conter a Radicalização e o Extremismo Online?”, às 14h, e “Enfrentamento à Violência Sexual Online contra Crianças e Adolescentes”, às 15h30. O primeiro terá como convidados Aline Taglian, do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Alexandre Pupo, Secretário-Geral da OIJ e assessor na Presidência da República; Mariana Venâncio, do NIC.br; Gustavo Barreto, do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE); e Julia Fernandes, Embaixadora jovem da SaferNet Brasil. Isabela Ferro, da SaferNet Brasil, fará a moderação.
No painel das 15h30, os participantes serão: Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secadi/MEC; Marcos Kalil, Chefe de Proteção na região Sudeste do UNICEF; Lucas José Ramos Lopes, Secretário-Executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rafaela Parca, Delegada da Polícia Federal e Coordenadora do CCASI/CGiber/DCiber. Juliana Cunha, da SaferNet Brasil, atuará como moderadora.
Para conferir a programação completa, acesse: https://www.diadainternetsegura.org.br/agenda/
