Contando com representantes de 200 grandes marcas, evento organizado pela A&EIGHT expandiu o debate acerca do uso das tecnologias no relacionamento com o consumidor.
No último dia 5 de setembro, o E-commerce Business Workshop (EBW), reuniu cerca de 200 executivos e líderes das principais marcas do mercado para debater o mercado online e as tendências que estão moldando o mercado de e-commerce. Promovido pela A&EIGHT, ecossistema de soluções digitais end-to-end de alta performance, o evento contou com a participação de grandes players do país como Heineken, Vivara, Claro, Acer e ASICS, e trouxe discussões acerca da transformação digital, desafios do B2B e o uso de inteligência artificial e Big Data na tomada de decisões das organizações.
De acordo com Renato Avelar, co-CEO e sócio da A&EIGHT, o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as maiores organizações do mercado brasileiro para que as melhores práticas sejam debatidas e compartilhadas. “É o momento de reunir grandes executivos do Brasil para conversarmos sobre as principais dores dessas marcas na operação e explorar como a tecnologia pode ser uma ferramenta para impulsionar os negócios, sempre mantendo o cliente no centro de todas as estratégias”, detalha.
Um dos pontos centrais discutidos no EBW foi a importância de explorar os recursos modernos que integrem as novas bases da tecnologia a fim de potencializar serviços e atendimento, porém sem deixar de lado a humanização. Soluções baseadas no boom da IA e o uso crescente da análise de dados para a formação de insights estratégicos que colaborem para a expansão dos negócios também foram temas de um dos painéis no evento.
Dentro deste escopo, o EBW abordou como a combinação de ferramentas tecnológicas, como bots no WhatsApp, por exemplo, são essenciais para aprimorar o atendimento ao cliente e a jornada de compra. Por outro lado, houve um alerta para que o aspecto humano do relacionamento com o consumidor não seja perdido nesse meio cada vez mais tecnológico. “A integração entre automação e personalização é o que faz a diferença para garantir uma experiência completa e eficiente”, acrescenta Hugo Alvarenga, também co-CEO da A&EIGHT.
Entre as temáticas mais debatidas esteve o “Conversational Commerce”, que se mostrou uma tendência em ascensão no país. A combinação de plataformas conversacionais, CRM e IA para criar jornadas de compra mais fluidas e focadas no cliente se destacou como uma solução estratégica para a obtenção de leads e aumento de conversão.
Além disso, a análise de dados provenientes das redes sociais foi outro ponto alto das discussões. Graças a formalização de bases cada vez mais sólidas de informações, as marcas agora conseguem mapear o comportamento de consumo de seus clientes, permitindo assim prever suas necessidades e oferecer produtos mais assertivos e até mesmo complementares de maneira proativa. “Estamos cada vez mais perto de personalizar toda a experiência do cliente em tempo real”, adiciona Avelar.
Por fim, o evento trouxe como destaque o papel da IA como ferramenta para resolver pontos de dor no funil de conversão. O debate trouxe à tona como a coleta e análise de dados permite que as empresas otimizem suas estratégias de CRM e busquem fidelizar os consumidores a longo prazo, garantindo um ciclo de rentabilidade e crescimento no mercado digital. “A AI não é mais uma ferramenta do futuro, ela já faz parte da realidade de quem quer se destacar e se estabelecer como um grande player atual no e-commerce”, conclui Alvarenga.