Com alta de 9,5% projetada para 2025, mercado de TI no Brasil impulsiona o surgimento de novas oportunidades.
A Runtalent, empresa em Soluções Digitais e especializada em consultoria de TI, seleção e recrutamento de profissionais desta área, anunciou o balanço do primeiro semestre de 2025. O aumento de 20% no número de vagas no setor, em comparação com o mesmo período de 2024, reflete a demanda de soluções inovadoras e valorização de talentos especializados. Para se ter uma ideia, apenas em agosto a empresa está com mais de 100 vagas para profissionais especializados em Cloud, agilistas, cientistas de dados, desenvolvedores e especialistas em IA.
No período, o mercado de tecnologia brasileiro apresentou características de resiliência e expansão. “Esse crescimento é alavancado pela procura ininterrupta por redução de custos e aumento de eficiência, com uma procura forte por iniciativas de robotização, IA e adequação aos sistemas fiscais e à reforma tributária”, afirma o COO da Runtalent, Gilberto Reis.
Nesse sentido, o desempenho da empresa é reflexo de um movimento mais abrangente do mercado tecnológico nacional. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES), o Brasil lidera os investimentos em TI na América Latina. Foram mais de 58 bilhões de dólares aplicados no setor apenas em 2024. Ainda de acordo com o M&A Deals Report 2025 H1, da Questum, houve um aumento de 71% nas operações, o que levou ao crescimento do número de vagas em tecnologia.
Além desse aumento de vagas, a Runtalent também apresentou a expansão de 15% em sua carteira de clientes, assim como no número de profissionais que foram alocados. Esses números revelam como a abordagem utilizada pela empresa, ao utilizar uma metodologia ágil com acompanhamento e suporte tem potencializado os frutos tanto para empresas quanto para profissionais.
Segundo o executivo, o cenário para o segundo semestre de 2025, no entanto, se apresenta nebuloso, seja no mercado brasileiro ou no global, devido aos tarifaços implementados pelo governo americano. “Apesar de ter mostrado um crescimento no primeiro semestre, o setor sofre com incertezas com algumas decisões, o que pode influenciar o mercado interno”, conclui Reis.
Mais informações sobre as vagas estão disponíveis no site.