Por Fernanda Ramos, diretora de RH da Ford América do Sul
A inteligência artificial está redefinindo o panorama corporativo: a rápida adoção de tecnologias vem desafiando a forma como produzimos e tomamos decisões, tornando a análise de informações cada ver mais eficientes para que as decisões possam ser mais rápidas e mais assertivas, permitindo também que colaboradores destinem o tempo de trabalho a outras tarefas. Por outro lado, essa evolução trouxe um debate urgente sobre inclusão digital e oferta de treinamentos qualificados, além da necessidade de definir princípios claros sobre ética e governança.
A área de Recursos Humanos tem papel central nessa transformação, alinhando tecnologia e propósito ao garantir que a IA seja usada como uma alavanca para o desenvolvimento das pessoas. Ela libera equipes de tarefas repetitivas para que possam focar em atividades mais estratégicas, que exigem criatividade e pensamento crítico. Diferentemente do que muitos imaginam, o fator humano continua sendo essencial nesse novo momento.
Na Ford, desde 2022, investimos em um ciclo de capacitação em temas como data analytics e internet das coisas. Nos últimos dois anos, a IA se tornou o pilar central dessa jornada, o que nos levou a intensificar a oferta de treinamentos técnicos para formar colaboradores com conhecimentos mais profundos.
Enquanto muitas empresas ainda debatem o acesso à IA, nós a enxergamos como um catalisador para o desenvolvimento e um atrativo para novos talentos. A Ford Mach1LLM, nossa plataforma de IA, é um bom exemplo dessa filosofia. Ela reúne diversas tecnologias que apoiam desde tarefas mais comuns, como traduções e agilidade na escrita, até atividades como brainstormings, busca de insights e criação de agentes. Tudo isso com acesso democratizado e segurança de dados garantida.
Os resultados confirmam a relevância dessa estratégia. Desde 2024, observamos um aumento significativo no acesso à LLM, com crescimento de 45% no número de usuários ativos. Atualmente, 71% de nossos empregados utilizam ativamente ferramentas de IA.
Essa integração com a IA exige uma requalificação contínua da nossa força de trabalho. Estamos focados em desenvolver novas habilidades e preparar os colaboradores para que a tecnologia gere oportunidades e impulsione a evolução e a eficiência de diversas áreas. A área de Experiência do Cliente já mostra esse potencial ao usar IA para aprimorar a jornada do consumidor, reunindo o histórico de interações e facilitando o acesso aos nossos produtos e serviços, especialmente no ambiente digital, com um atendimento cada vez mais hiperpersonalizado.
Como RH, nosso objetivo também é alinhar o desenvolvimento de pessoas às necessidades do negócio. Para isso, fomentamos o uso da IA oferecendo uma biblioteca de prompts, newsletters e exemplos práticos de aplicação.
O próximo passo é implementar uma governança que amplie o uso de IA nos processos-chave, apoiando os colaboradores e, ao mesmo tempo, mantendo a flexibilidade necessária para evitar a burocratização.
Na Ford, a IA é um pilar para a inovação e para o desenvolvimento das equipes. Estamos construindo o futuro do trabalho agora. A adoção responsável e democratizada da IA não é um projeto pontual, mas um compromisso contínuo do RH e da diretoria com as pessoas e com o negócio, entendendo que a colaboração entre profissionais e inteligência artificial será a base de um futuro bem-sucedido.
