Mais do que implementar automatizações e novas tecnologias, o conceito deve ser pensado para integrar eficiência e qualidade para a experiência dos funcionários e dos clientes.
Hoje, para se adequar à nova realidade de um mercado cada vez mais dinâmico e acelerado, as empresas têm se deparado com o desafiador momento de repensar sua cultura organizacional. Essa iniciativa tem ocorrido, sobretudo, para aderir à transformação digital. O tema que antes era aplicado apenas à inserção de elementos e ferramentas digitais na rotina, hoje se atenta a mudanças estruturais e de planejamento que consigam integrar todos na empresa e ainda atender às demandas do mercado.
Apresenta-se, então, um dos principais desafios: gerir uma mudança de cultura empresarial. “Nesse sentido, a liderança atua como um influenciador e deve mostrar à corporação união na busca pelo objetivo da inovação, assumir – e também permitir que a gerência assuma – riscos inteligentes. E, claro, para tornar esses meios ainda mais concretos, o estabelecimento de prazos é essencial”, aponta a psicóloga especialista em desenvolvimento de liderança Janaína Fidelis.
Esse processo na JustWeb, empresa mineira do ramo de telecomunicações, foi além de uma liderança alinhada e bem organizada (algo essencial), mas também por criar modos que fizessem com que os colaboradores assimilassem as mudanças e ainda ganhassem mais qualificação profissional no percurso. Um exemplo disso é a Faculdade JustWeb, uma plataforma interna que oferece cursos em infraestrutura, vendas e tecnologia.
Nesse caminho, é preciso falar também do planejamento. Novamente, a partir de uma boa gestão, Janaína Fidelis pontua que “manter um diálogo aberto com os colaboradores ajuda na reunião de muitas ideias e caminhos. A partir daí, com um passo de cada vez, através de pequenas atividades, as inovações vão se concretizando, bem como o ciclo de novas ideias e propostas também”.
Na JustWeb, assimilar esses processos e efetivá-los elevou consideravelmente a visão interna e externa da empresa, não deixando dúvidas sobre os benefícios de uma transformação digital bem aplicada. “A princípio, vimos uma necessidade mercadológica que apontou para mudanças importantes, mas, enquanto empresa, foi necessário compreender que um processo de adaptação passa, sem dúvidas, pelo capital humano. Hoje, a inovação que entregamos para os nossos clientes está enraizada no nosso dia a dia, por isso os bons resultados”, relata Felipe Santos, Head de Marketing da JustWeb.
Entre os resultados da empresa, estão a recente conquista de prêmio no Fórum Brasileiro de IPv6. Na atuação regional, a JustWeb recebeu, em Ribeirão das Neves, o Prêmio Melhor Plano em várias categorias. E a ratificação da eficiência da transformação digital veio de quem mais importa: os clientes. Sob a guarda do grupo Brasil Tecpar, o empreendimento conseguiu alcançar recorde de vendas em janeiro. Com dados oficiais, segundo a Anatel, a Tecpar foi a empresa que mais adicionou clientes ao longo de 2023, com mais de 291 mil novos assinantes.
“Os resultados expressivos mostram que a JustWeb tomou o caminho certo nessa empreitada cada vez mais digital. Agora, a transformação segue e, com a própria experiência, pretendemos ajudar nossos clientes a se digitalizarem diariamente, com foco numa experiência exclusiva, humana e inovadora”, finaliza o Head de Marketing.
