A empresa reforça seu compromisso com a criação de uma infraestrutura de dados inteligente resiliente e sustentável para o futuro.
A NetApp®️ (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura de dados inteligente, acaba de publicar seu relatório global anual ESG Impact Report 2024, que mostra avanços significativos em quase todos os seus objetivos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, desde suas metas de descarbonização e inovações de ponta até mudanças nas embalagens e seu compromisso com as comunidades. Esses avanços registrados em seu ano fiscal de 2024 estabelecem uma base sólida para que a NetApp alcance metas de impacto ainda maiores no futuro.
“Na NetApp, a sustentabilidade não é apenas um objetivo empresarial, mas um compromisso com a sociedade compartilhado por toda a organização”, afirma Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil. “Estamos muito orgulhosos do que alcançamos até agora e entusiasmados com o que está por vir, trabalhando juntos todos os dias para construir um ambiente mais sustentável e melhor”.
“O próximo capítulo da NetApp será um em que a sustentabilidade será fundamental para tudo o que fazemos: impulsionar o crescimento, a inovação e o impacto a longo prazo”, completa.
Protagonista e facilitadora dos esforços de descarbonização
No que diz respeito à descarbonização, a NetApp não apenas atingiu metas importantes na redução de sua própria pegada, mas também continuou oferecendo a seus clientes inovações que lhes permitiram avançar. A empresa mantém o compromisso de reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 42% até 2030 e, até o momento, já alcançou uma redução de 37% em comparação à linha de base de 2020, graças ao seu foco contínuo na eficiência energética e investimentos em energias renováveis, que cresceram 144%. A intensidade das emissões de Escopo 3 também foi reduzida em 19% em relação à linha de base de 2020.
A NetApp também continuou apoiando seus clientes no alcance de suas próprias metas de sustentabilidade e segurança com os novos serviços incorporados às suas soluções BlueXP e SnapCenter, que não apenas melhoram a gestão de dados, mas também ajudam a reduzir o consumo de energia, mantendo altos padrões de segurança de dados. A NetApp integrou ainda materiais e designs mais sustentáveis em suas embalagens. Além disso, ferramentas como o painel de sustentabilidade do BlueXP oferecem aos clientes insights valiosos para a tomada de decisões informadas que estejam alinhadas com seus objetivos de negócios e ambientais.
Pessoas e cultura, pilares da política ESG
A sustentabilidade está enraizada no compromisso da NetApp com as pessoas e a cultura organizacional. Em 2024, a empresa lançou novos programas de integração e emprego interno, oferecendo mais oportunidades de desenvolvimento profissional, mentoria e crescimento aos seus funcionários, o que resultou em 22% das novas contratações vindas de talentos internos.
A Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&B) também continuaram sendo prioridades. No ano fiscal de 2024, a NetApp lançou várias iniciativas, como programas de bolsas de estudo e parcerias como a STEM Reentry Task Force, que ajuda profissionais a se reintegrarem ao mercado de trabalho. A empresa também vinculou a compensação executiva aos resultados em DEI&B, garantindo responsabilidade nos níveis mais altos da organização. Esses esforços renderam à NetApp o reconhecimento como um dos Melhores Lugares para Trabalhar em Diversidade na América, pela revista Newsbook.
A NetApp também está comprometida em capacitar as futuras gerações por meio de suas iniciativas de alfabetização em Dados e IA, que em 2024 envolveram 90.435 estudantes, inspirando a próxima onda de inovadores e líderes.
Próximos passos
Em 2025, a NetApp continuará integrando a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio. A empresa antecipou que seus relatórios passarão de voluntários a obrigatórios, e que está pronta para liderar a adoção de novas regulamentações e padrões. Uma área-chave de foco será a circularidade no design e na cadeia de suprimentos de seus produtos, priorizando aqueles que reduzem o desperdício e contribuem para uma economia circular. Assim, o foco da NetApp na área da inovação continuará sendo a criação de soluções de infraestrutura de dados que não apenas atendam às demandas do negócio, mas também estejam alinhadas com os objetivos globais de sustentabilidade.
