Evento “Empregabilidade Jovem Brasil” revela tendências do mercado de trabalho para a juventude e discute o papel do investimento social corporativo no país.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, promove na próxima terça-feira, 29 de abril, a primeira edição ESG do evento “Empregabilidade Jovem Brasil”.
O encontro, que chega ao seu terceiro ano consecutivo, vai apresentar um levantamento inédito elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco nos desafios e avanços da juventude no mercado de trabalho brasileiro.
Entre os dados que serão revelados estão a taxa de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos nos anos de 2019 e 2024, a análise do número de jovens entre 18 e 24 anos que atualmente não estudam nem trabalham — os chamados “nem-nem” —, além do crescimento do número de estagiários no país entre 2023, 2024 e as perspectivas para 2025.
As informações serão apresentadas pela Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner, e pelo Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude, João Victor Motta. A abertura do evento ficará a cargo de Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE.
Além dos dados oficiais, a programação contará com uma palestra do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), que vai debater o papel do investimento social corporativo e os impactos positivos para empresas e o segundo setor. Em seguida, uma roda de conversa reunirá representantes de grandes organizações como Ambev, Fundação ArcelorMittal e Fundação Sicredi para discutir estratégias de investimento social com foco em impacto e práticas ESG.
Com um olhar atento para o futuro, o CIEE quer reforçar a importância de conectar jovens talentos ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que promove o debate sobre práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis.
