Durante o maior congresso de inovação do setor financeiro, a Empresa lançou um estudo inédito em parceria com o MIT, além de evoluções para a validação de identidade, que reforçam a confiança como um fator estratégico no dia a dia dos negócios.
A participação da Unico, rede de validação de identidade, na Febraban Tech 2025, reforça a importância da identidade digital como infraestrutura primordial para o crescimento do setor financeiro. Durante o evento, a Empresa revelou dados inéditos em parceria com o TEC Institute e a MIT Technology Review, soluções inovadoras e um posicionamento claro: a identidade digital evoluiu para se tornar essencial para tomada de decisões seguras e transações eficientes no setor financeiro.
“Com os avanços tecnológicos e seus impactos no aumento das ameaças no ambiente digital, a confiança passou a ser um diferencial estratégico e crucial para a tomada de decisões. Ela define como os clientes percebem a segurança, a proteção de seus dados e a fluidez das interações”, afirma Guilherme Ribenboim, head da Unico Brasil. “Com esse estudo, a Unico se consolida ainda mais como infraestrutura de confiança. Estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras, que sejam capazes de enfrentar os desafios e as necessidades dos nossos clientes”, complementa.
O levantamento mostra que 93% das organizações brasileiras já tratam a confiança como um elemento central em suas estratégias corporativas. O estudo ainda revela que:
● 90% das empresas já integram identidade digital à experiência do cliente;
● 67% adotam autenticação passiva e adaptativa, chegando a 82% no setor financeiro;
● 23% dos representantes das empresas ouvidas na pesquisa ainda não monitoram KPIs relacionados à confiança no ambiente digital;
● 81% já contam com lideranças dedicadas ao tema, mas 16% ainda operam sem governança específica.
A Unico também levou para a Febraban Tech duas soluções que integram a jornada do cliente para contribuir nas frentes de privacidade, segurança e experiência: a plataforma Unico IDCloud One e o Unico IDPay.
A plataforma Unico IDCloud One evoluiu e agora passa a oferecer múltiplas respostas sobre a identidade e o comportamento do usuário, a partir de uma única captura da biometria facial. Com isso, a solução combina inteligência comportamental, análise de risco em tempo real e SDK-S — novo kit que amplia as camadas de proteção contra ataques de imagem.
O Unico IDPay, por sua vez, atua diretamente na conversão de pagamentos digitais, combatendo um dos principais gargalos do e-commerce brasileiro: as recusas por falhas na validação de identidade. Entre janeiro e abril de 2025, a tecnologia processou mais de R$ 18 bilhões em tentativas de compra, com R$ 11 bilhões aprovados com segurança, demonstrando seu impacto direto na eficiência e na confiança das negociações eletrônicas.
“A identidade não é mais apenas uma etapa da jornada. É o motor da confiança, da segurança e do crescimento. Nosso compromisso é levar essa visão a todo o ecossistema, integrando tecnologia, experiência e confiança como eixos inseparáveis”, conclui Ribenboim.
