O acordo reforça o compromisso da TIM em expandir sua cobertura 5G e levar os benefícios para mais pessoas e empresas.
A Nokia anunciou hoje que foi escolhida pela TIM Brasil (TIM) para expandir a cobertura de sua rede de rádio acesso (RAN) 5G em 15 estados brasileiros a partir de janeiro de 2025. Essa parceria aumentará o número de municípios com acesso ao 5G, trazendo os benefícios de uma conectividade segura e de ultra-alta velocidade para uma população mais ampla. A expansão também permitirá que empresas nessas regiões digitalizem suas operações, promovendo a inovação e impulsionando o crescimento econômico.
Segundo o acordo, a Nokia fornecerá uma gama de equipamentos de seu portfólio AirScale 5G, líder de mercado, incluindo produtos de baseband, rádios Massive MIMO e Remote Radio Head. Todos os equipamentos utilizam a tecnologia ReefShark System-on-Chip, que é eficiente em termos de energia, e se combinam para oferecer cobertura e capacidade superiores.
A TIM utilizará o sistema de gerenciamento de redes inteligente MantaRay da Nokia, que incorpora funcionalidades de Inteligência Artificial para um monitoramento e gerenciamento aprimorados da rede. A Nokia também fornecerá serviços, incluindo implantação e integração digital, otimização e suporte técnico.
Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil, disse: “Este acordo é um marco significativo em nossa parceria de longa data com a Nokia, destacando nossa dedicação mútua à inovação tecnológica. À medida que o 5G continua revolucionando a conectividade, estamos comprometidos em estender esses avanços para mais brasileiros. Isso beneficiará indústrias e consumidores com novos serviços, solidificando a posição da TIM como líder do 5G no Brasil com base no número de sites.”
Tommi Uitto, Presidente de Redes Móveis da Nokia, disse: “Estamos entusiasmados em nos associar à TIM para expandir sua rede 5G no Brasil. Esta colaboração demonstra nosso compromisso em fornecer tecnologia de ponta que capacita a TIM a oferecer a conectividade 5G mais rápida e confiável para seus clientes. Nossas soluções de rádio de classe mundial e eficientes em termos de energia desempenharão um papel fundamental para alcançar esse objetivo.”