Três novos modems, criados especificamente para IoT, trazem um iSIM pioneiro do setor, serviços em nuvem e conectividade em redes NB-IoT e Cat 1bis para cobertura onipresente.
A Internet das Coisas industrial (IIoT) está transformando rapidamente as indústrias, permitindo que as empresas alcancem maior eficiência, produtividade e visibilidade. No entanto, a implantação de aplicativos IIoT bem-sucedidos requer conectividade confiável, posicionamento preciso e soluções econômicas. Três novos modems da Qualcomm Technologies são desenvolvidos especificamente para atender a casos de uso abrangentes em aplicações industriais por meio de um SIM integrado (iSIM) e conectividade LTE em redes Narrowband IoT (NB-IoT) e Cat 1bis, para cobertura mesmo em ambientes de sinal desafiadores.
O Modem Qualcomm E41 4G-RF
O Qualcomm E41 4G Modem-RF evolui os recursos do dispositivo IoT, trazendo conectividade integrada por meio de um iSIM pré-certificado pela GSMA. Ele oferece aos fabricantes de dispositivos a capacidade de simplificar o processo de fabricação do dispositivo, reduzindo a necessidade de peças adicionais e vários modelos do mesmo dispositivo, ajudando a acelerar o tempo de lançamento no mercado de dispositivos comerciais, uma vez que esses dispositivos podem ser provisionados remotamente para a rede desejada, uma vez fabricados por meio de recursos de conectividade integrados. O E41 4G Modem-RF também foi desenvolvido especificamente para uso com a Qualcomm Aware Platform, para que empresas, OEMs, ODMs e desenvolvedores possam facilmente construir, implantar e dimensionar dispositivos conectados à nuvem que podem ser adaptados para resolver vários desafios industriais em todas as empresas, por meio de serviços baseados em nuvem de valor agregado.
O Modem Qualcomm E51 4G RF e o Modem Qualcomm E52 4G RF
Com a missão de promover a conectividade celular para todos e em todos os dispositivos, a Qualcomm está orgulhosamente apresentando uma nova geração de soluções de modem para IoT, otimizadas para uso em redes NB-IoT e Cat 1bis. Tanto o Qualcomm E51 4G Modem-RF quanto o Qualcomm E52 4G Modem-RF apresentam um design altamente integrado que permite otimizações de energia e custo para os fabricantes de dispositivos. Essas duas soluções de baixo consumo de energia contêm uma unidade de gerenciamento de energia integrada, suporte para comunicações de RF e uma rica variedade de periféricos.
A primeira dessas duas soluções também elimina a necessidade de hardware GPS dedicado por meio de serviços de posicionamento GPS baseados em nuvem, ajudando ainda mais os fabricantes de dispositivos a economizar nos custos do dispositivo, reduzindo o erro de posicionamento em ambientes urbanos densos e a céu aberto. Independentemente de qual modem ODMs e OEMs escolham, eles podem ter certeza de que podem utilizar conectividade de baixo consumo de energia e recursos inteligentes de gerenciamento de energia e conectividade NB-IoT ou Cat 1bis. O que torna esses modems ideais para conectividade de energia ultrabaixa em uma variedade de dispositivos IoT, incluindo medidores inteligentes, dispositivos de cidade inteligente, soluções inteligentes de estacionamento, dispositivos de saúde, dispositivos vestíveis, câmeras IP, terminais de ponto de venda e muito mais.
Conectividade global integrada
O Qualcomm E41 4G Modem-RF e o Qualcomm E52 4G Modem-RF são soluções Cat 1bis que representam avanços na conectividade IIoT, incluindo um avanço no primeiro desses modems, que apresenta uma solução iSIM pré-certificada pela GSMA que pode ser programada durante a fabricação ou remotamente por meio de um serviço de provisionamento de SIM. Isso permitirá que os dispositivos se conectem mais prontamente a uma variedade de redes celulares em todo o mundo, tornando mais fácil do que nunca para ODMs, OEMs, MNOs e MVNOs integrar a conectividade em dispositivos entre redes.
As aplicações potenciais para o E41 4G Modem-RF abrangem uma variedade de dispositivos IoT, incluindo medidores inteligentes que são colocados em áreas remotas que historicamente exigem substituições frequentes de bateria ou leituras manuais. Agora, esses medidores podem operar com mais eficiência usando conectividade integrada e gerenciamento remoto para enviar leituras proativamente pelo ar e alertar os tomadores de decisão remotos quando a manutenção for necessária.
Posicionamento em qualquer ambiente
Os dispositivos IoT são implantados em uma variedade de ambientes, inclusive onde as tecnologias de localização têm sido tradicionalmente desafiadas, como áreas internas, como armazéns e lojas de varejo. O E41 4G Modem-RF usa várias técnicas de posicionamento para atender às necessidades de aplicações industriais de IoT, inclusive nesses ambientes de sinal difíceis, usando sinais ambientais de pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular existentes.
O posicionamento pode ser obtido diretamente através do modem ou através do Qualcomm Aware Positioning Services, que adiciona serviços de posicionamento baseados em nuvem e assistência GNSS disponível, quando emparelhado com o novo receptor GNSS de banda dupla opcional, o Qualcomm QCG110. Esta é uma solução ideal para posicionar dispositivos em ambientes a céu aberto que requerem posicionamento preciso, usando várias constelações, de forma consciente da energia.
Com sua variedade de tecnologias de posicionamento, o E41 4G Modem-RF fornece uma solução robusta para aplicações IIoT, incluindo rastreamento de ativos e gerenciamento de frota, energia e serviços públicos, varejo e operadoras de rede móvel, potencializando a visibilidade contínua de ativos, recursos de monitoramento e gerenciamento, mesmo nas condições mais desafiadoras.
Design consciente dos custos
Todos os três novos modems ajudarão os fabricantes de dispositivos a simplificar o processo de desenvolvimento e reduzir o tempo e os custos para desenvolver dispositivos por meio de uma arquitetura de design altamente integrada. Como o E41 4G Modem-RF incorpora a tecnologia iSIM diretamente no design do hardware, ele reduz o custo total de montagem de um dispositivo, pois o custo do cartão SIM está incluído no modem.
Os OEMs são capazes de desenvolver um único modelo de dispositivo que pode ser programado remotamente para funcionar em diferentes regiões do mundo e transformar o modelo de fabricação tradicional, onde é necessário construir vários modelos do mesmo dispositivo, cada um usando um SIM diferente, para trabalhar com diferentes provedores de conectividade em todas as regiões. Ao utilizar o design compacto do E41 4G Modem-RF, as empresas podem liberar todo o potencial da IIoT sem comprometer a qualidade ou o desempenho e reduzir a complexidade do projeto.
Alimentando uma variedade de usos industriais
Os recursos de todos os três modems desbloqueiam uma ampla variedade de possibilidades em wearables inteligentes em armazenamento, dispositivos portáteis industriais no varejo, medição inteligente em energia e serviços públicos, orientação para robôs autônomos em varejo, armazéns e muito mais.
No setor de energia e serviços públicos, exemplos de usos para todos esses três modems incluem:
- Melhoria da eficiência operacional e distribuição de energia em um nível de rede localizado com custos reduzidos por meio de menos intervenção manual.
- Recursos de controle de ativos de longa duração para infraestrutura vital, como medidores elétricos, por meio de coleta precisa de dados e recursos de gerenciamento remoto.
- O suporte a altas temperaturas permite que os dispositivos sejam implantados e usados em ambientes hostis típicos do espaço de energia e utilidades.
- Câmeras IP, dispositivos vestíveis, medidores inteligentes e dispositivos portáteis industriais.
No setor de varejo, exemplos de soluções que o E41 4G Modem-RF pode fornecer incluem:
- Gerenciamento de estoque em tempo real e processamento de pagamentos com foco em segurança para sistemas de ponto de venda e dispositivos portáteis industriais.
- Recursos de IA no dispositivo e funcionalidade avançada de vigilância de segurança em câmeras IP com alertas em tempo real e recursos de monitoramento remoto.
Para robôs autônomos em aplicações de manufatura, logística e varejo, o E41 4G Modem-RF oferece:
- Posicionamento e conectividade precisos, proporcionando navegação e automação eficientes.
- Processamento de baixa latência e focado na segurança para maior confiabilidade durante o uso.
Em sua essência, o design integrado e compacto desses três modems oferece suporte a uma ampla gama de aplicativos de IoT que exigem posicionamento preciso e de baixo consumo de energia e conectividade perfeita, em um design único e versátil que pode ser selecionado dependendo do aplicativo de destino, capacitando empresas de vários setores a alcançar crescimento e aproveitar novas oportunidades.
Saiba mais sobre esses novos modems e como eles podem transformar seus negócios:
Qualcomm E41 4G Modem-RF Qualcomm E51 4G Modem-RF Qualcomm E52 4G Modem-RF